Textos da Carlota

 

A vida !

Sei que já alguém algum destes dias perguntou: “Quem me garante que vou viver o dia de amanhã?” – ou então disse: “Vive este dia como se fosse o último”
Mas ao contrário do que as pessoas possam pensar depois do que eu disse agora, o meu objectivo não é roubar estas frases pré feitas que alguém disse, porque achou engraçado, e pensou que seria fácil pôr em prática estas frases filosóficas.
Mas enganou-se, e alguém me pode explicar como é que, com as preocupações e problemas que nós temos, conseguimos viver sem pensar no dia de amanhã e nas preocupações que ele nos vai trazer?
Mas concordo com a frase “Quem me garante que vou viver o dia de amanhã ?”, porque nem Deus nem ninguém me pode dizer se, quando amanhã for para a escola, não vou ser atropelada. E ao concordar com esta frase tenho que dizer que cada dia é uma incerteza, uma dádiva e também se pode dizer que, se concordo com esta frase, tenho obrigatoriamente de concordar com “Vive cada dia como se fosse o último”. Eu não digo para se fazer tudo na vida em função deste lema, mas podemos, em cada dia, viver uma parte como se aquele fosse o último momento; assim, quando chegarmos ao final da vida, podemos dizer, se o conseguirmos dizer, que vivemos a vida como se fosse a última, e isto temos a certeza que é verdade.
Na vida há poucas coisas sólidas como a verdade e isto acontece porque há poucas verdades.
Visto que este texto é baseado em frases pré feitas por umas pessoas quaisquer, decidi acabá-lo com uma frase pré- feita que eu escolhi como sendo a minha preferida; e ela é : “Só sei que nada sei “; eu escolhi-a porque é verdade: neste mundo, a única coisa que sei é que irei sempre amar quem me ama e, por isso, obrigado por me amarem neste dia que não sei se vai ser o último.

Carlota Casqueiro

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *